Vereadores aprovam Projeto de Lei que denomina Praça no Jardim Europa

por adm publicado 05/05/2021 13h15, última modificação 05/05/2021 13h17
Com a aprovação do projeto, a Praça situada no bairro Jardim Europa será denominada Praça JOAQUIM GONÇALVES DE LIMA - o "Bola".

Em Reunião Ordinária realizada no dia 03/05/2021, foi deliberado para discussão e votação do PL 008-2021 que dá denominação à via pública na zona urbana de Alpinópolis, Estado de Minas Gerais. O Projeto propõe que a Praça situada no bairro Jardim Europa sem denominação receberá o nome do saudoso JOAQUIM GONÇALVES DE LIMA, conhecido como Fiico Alvim ou "Bola", uma bela homenagem que atende solicitação do Sr. Juliano Pereira de Souza, escritor, historiador e genealogista, Cabo da Polícia Militar de Minas Gerais, lotado no 3º Pelotão da 110ª Companhia, que pertence à área do 12º BPM (Batalhão da Polícia Militar).
Joaquim Gonçalves de Lima, “Fiico Alvim”, ou carinhosamente conhecido por “Bola”, filho de José Alvim de Lima e Rita Cândida de Jesus, nasceu em 7 de setembro de 1934 na Fazenda Cachoeira, município de Alpinópolis/MG.

Joaquim permaneceu por toda a vida solteiro. Não se embrenhou pelas lides da caminhada matrimonial, o que talvez tenha lhe rendido o espaço, concedido apenas pela solidão, para arquitetar versos tão primorosos.

Fiico Alvim foi um homem simples, religioso e temente a Deus, uma de suas características marcantes. Em muitas de suas poesias proferem o nome de “Jesus Nosso Senhor”, característica do nobre poeta.
Residiu durante sua infância na Fazenda Cachoeira, já mais moço passou a residir na Rua Amapá, nº 42, esquina com a Rua Joaquim Itamar da Silveira.

Sua morte foi lembrada pelo jornalista e radialista Cláudio Krauss Morais, na edição nº 09, Jornal Tribuna Alpina (Edição Impressa), o qual muitas informações deste texto foram retiradas.
Joaquim não foi um homem de muitos estudos, cursou o ensino primário na Fazenda de Sebastião Pimenta de Morais, “Bastião Braulino”, cuja professora foi a Conceição do José Leite. Naquele tempo a escola era uma casinha simples a beira de um riacho, paredes de pau a pique, cobertas de sapé, os materiais escolares muito precários e sem muitas condições, como descreve Joaquim em uma de suas poesias que resgata sua infância.

Já crescido, trabalhava no serviço braçal, na roça e apesar das dificuldades enfrentadas na trajetória de sua vida nunca perdeu a inspiração para criar seus poemas e engrandecer nossa terra. Ouvir as poesias de Fiico Alvim é viajar no tempo e sentir profundamente sentimentos de amor exalados pelas palavras proferidas pelo poeta.

Joaquim Gonçalves de Lima, faleceu em 16 de novembro de 2014, aos 80 anos de idade em Alpinópolis, devido problemas de saúde. Após sua morte, já no ano de 2016, uma de suas poesias intitulada “Gratidão” ficou eternizada no livro: “O Sentido das Águas”, editora Plus Info, edição que relata personalidades marcantes de Alpinópolis e região.